07/10/2020

De Mãos Dadas

11 anos após descobrir um câncer de mama e se curar, Vera Teruel decidiu em 1999 dar início a ONG Viva Melhor, que tem como propósito elevar a autoestima e levar informações para as mulheres que lidam com os efeitos da doença.

Desde quando a campanha do Outubro Rosa surgiu, o acesso a informação se democratizou, como conta Vera, “há mais de 30 anos atrás, quando eu tive câncer de mama fiquei sozinha, não conhecia ninguém que estivesse passando. Eu não conhecia porque as mulheres não falavam.”

Hoje, 32 anos após a cirurgia ela segue ajudando mulheres que precisam de ajuda, seja com sutiãs com próteses para aquelas que passaram por mastectomia, perucas e grupos de apoio com psicólogos e assistentes sociais.

Hoje, a Viva Melhor continua cuidando tanto da parte física quanto mental de diversos pacientes, o trabalho começa a partir do momento que a mulher chega, muitas vezes sem a mama, sem o cabelo, com a autoestima baixa, a partir daí doa-se a prótese (se ela passou por mastectomia), peruca e ela vai para o grupo de apoio que acontece toda quarta-feira, às 14h. Ali ela vai perceber que não é a única, que não está sozinha, uma psicóloga faz o acompanhamento e se inicia uma terapia em grupo para trocar experiências e tirar dúvidas.

Vera, associa essa fase como as da borboleta, “quando a gente recebe o diagnóstico de câncer de mama, a primeira coisa que passa pela nossa cabeça é que vamos morrer, aí vem cirurgia, tratamento, ali somos uma lagarta e de repente, passa essa fase de quimioterapia, quando ela ainda está careca, ela vem com uma peruca, participa da reunião de apoio então ela vira uma borboleta e percebe que ela tem uma vida após o câncer e isso faz parte da cura. 

A OSSEL junto com a ONG Viva Melhor está realizando a campanha De Mãos Dadas, a cada 10 curtidas na foto oficial das nossas redes sociais, doaremos R$1 para a confecção de sutiãs com próteses para mulheres que passaram por mastectomias, faça parte deste grande movimento.

...
Mudanças na Celebração do Dia de Nossa Senhora Aparecida

Devido a pandemia algumas mudanças foram necessárias para as celebrações serem seguras, a participação virtual dos devotos será motivada pela interação através das redes sociais, para que fotografias enviadas sejam reproduzidas na tela durante a transmissão.

...
De Mãos Dadas

11 anos após descobrir um câncer de mama e se curar, Vera Teruel decidiu em 1999 dar início a ONG Viva Melhor, que tem como propósito elevar a autoestima e levar informações para as mulheres que lidam com os efeitos da doença.

...
Reconstruindo a Autoestima

Quando uma mulher que estava no tratamento de câncer entrou no estúdio de Sergio Leds, ele se preparou para fazer aquilo que amava, desenhar e colorir a pele das pessoas. Mas ela foi bem clara ao informar que não gostava de tatuagens, estava ali apenas para fazer um desenho que cobrisse o local da aréola, que havia sido retirada após uma mastectomia.

Fale com agente

Criamos os mais diversos tipos de contato para que você possa escolher o que mais lhe agrada. Preencha o formulário ao lado, clique no botão Enviar que entraremos em contato o mais rápido possível.

Horários de atendimento

De segunda à sexta-feira das 8h as 18h e aos sábados das 8h as 13h.