30/10/2020

Diferentes Culturas, diferentes formas de encarar a perda

Cada cultura encara sua perda de maneira muito singular. Com a chegada de Finados, é importa lembrarmos de todos que passaram pela vida, independente de como decidimos homenageá-los, afinal Memórias Vivas: é uma marca na parede da nossa mente. É como o mais belo quadro pregado na casa do nosso coração. É uma rádio que na melhor sintonia toca memórias. É um ônibus que tem como destino passear pelas nossas histórias. É quando durante o dia, o universo liga uma luz nos convidando para viver.

No Brasil, em um país predominantemente Cristão, no dia 1 de Novembro é comemorado o Dia de Todos os Santos e no dia 2, Finados. Os dias são dedicados para homenagens às pessoas queridas que partiram. As visitas aos cemitérios também são muito comuns nessas datas, com flores, velas e orações.

No México, entre os dias 1 e 2 de novembro, eles acreditam que os entes queridos tem a permissão de voltar e visitar seus parentes e amigos. Para isso, os mexicanos enfeitam a casa com flores, incensos, velas e claro, os pratos típicos e comidas preferidas, essa festa é chamada de Dia dos Mortos. O conterrâneo Xavier Rodrigues de 39 anos, explica o sentimento presente nessa festa, “Não é para chorar, pelo contrário, eu chamo de tributo para a pessoa que morreu. Colocamos o altar, com comidas, coisas que o falecido gostava e fazemos uma comemoração para relembrar a pessoa que morreu. Quando meu avô morreu, nós fizemos um altar, colocamos as coisas que ele gostava, bebemos a tequila que ele gostava e lembramos das coisas boas ali, ao invés de estar chorando a gente tava rindo e comemorando.”

Essa festa é tão presente no país que é considerado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas, para a educação, ciência e a cultura) como um dos Patrimônios da Humanidade.

Mesmo que cada país tenha suas diferenças na forma de encarar a perda, ambos buscam um momento de união familiar, seja com acolhimento e orações, seja com celebrações. O importante é sentirmos e lembrarmos das melhores versões e melhores memórias que uma pessoa tão querida deixou conosco. 

...
Janeiro Branco

Janeiro Branco é o nome da campanha que tem o intuito de trazer visibilidade para a importância da saúde mental e emocional.

...
Conforto pela Fé

Cada religião tem as suas particularidades diante de uma perda e diante das maneiras de se confortarem. Diferentes cerimônias são realizadas diante da variedade de religiões existentes, esses ritos são importantes, afinal ajudam as pessoas em luto a se despedirem daqueles que partiram e encarar o falecimento com uma nova perspectiva.

...
Diferentes Culturas, diferentes formas de encarar a perda

Mesmo que cada país tenha suas diferenças na forma de encarar a perda, ambos buscam um momento de união familiar, seja com acolhimento e orações, seja com celebrações. O importante é sentirmos e lembrarmos das melhores versões e melhores memórias que uma pessoa tão querida deixou conosco. 

Fale com agente

Criamos os mais diversos tipos de contato para que você possa escolher o que mais lhe agrada. Preencha o formulário ao lado, clique no botão Enviar que entraremos em contato o mais rápido possível.

Horários de atendimento

De segunda à sexta-feira das 8h as 18h e aos sábados das 8h as 13h.

A proteção e privacidade dos seus dados pessoais é importante para nós.

Esse site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação, são usados sobretudo, para fazer com que o website funcione corretamente, proporcionando maior eficiência ao usuário, personalizando conteúdos e anúncios. Ao utilizar este site, você concorda com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Segurança.