Se você já teve ou tem um cachorro, sabe que facilmente identificamos quando eles estão felizes. É quase impossível não se deixar contagiar com a alegria deles e recompensá los com um carinho. O contato com os animais causa uma boa influência para nós, é o caso da Cinoterapia ou Terapia Facilitada por Cães, uma modalidade que utiliza o animal para ajudar na recuperação, seja fisicamente, mentalmente ou emocionalmente. De acordo com alguns dados da zooterapia, após certo tempo de convívio, os pacientes demonstram melhoras na:
- Comunicação;
- Memória;
- Socialização;
- Estabelecimento de vínculos;
- Prática de atividades físicas, entre outros.
A médica veterinária Stephanny Boroski nos explica sobre essa atividade, “Eles conseguem se conectar com o animal e você vê que os animais têm todo o cuidado com quem está no hospital.” Os cães também são preparados para estarem lá e de forma alguma são obrigados, “todo o trabalho pode causar um estresse, é algo natural. Mas temos que saber o momento certo de parar, quando vemos que eles começam a ficar cansados, estressados, não adianta a gente forçar, porque não acaba sendo algo genuíno. Sempre respeitando o limite dos animais”, pontua a profissional.
Além dos cães que são aliados da Cinoterapia, outros pets também ajudam a combater a solidão. Eles enxergam na gente o mundo deles. Se você tem um cachorro em casa, já deve ter percebido que ao sair por um instante, por mais que seja cinco ou 10 minutos, quando você volta eles te recepcionam como se tivesse ficado fora por horas. Stephanny explica esse sentimento por parte dos peludos: “eles acabam enxergando na gente uma família. Conseguimos ver isso na veterinária quando os animais ficam internados ou longe por hospedagem. Quando eles reencontram os donos, parece que eles são outros animais, porque eles demonstram muito amor.
A cinoterapia é indicado desde casos leves até para deficientes graves, tudo vai depender da orientação médica, eles costumam ser mais utilizados para:
- Transtornos sociais;
- Ansiedade;
- Esquizofrenia;
- Pacientes hospitalizados.
Lembramos que quando se trata de saúde, é importante consultar um médico e verificar se a Terapia Facilitada por Cães é a melhor opção. Claro que adotando um animal com responsabilidade, a alegria dele por si só já te trará muitos benefícios.